Quando e como se aprende a andar de transporte público?

Jpeg
Mão da mão segurando a mão da filha

 

 

 

 

 

Como um usuário do transporte público conhece o Sistema(rodoviários, itinerários, horários do transporte público…) de tanto que utiliza(uso diário) e por quanto tempo(horas de seu dia). Sendo assim, geralmente, das 11h às 14h, devido `a saída e entrada de estudantes nas escolas, o transporte público circula com passageiros acima de sua capacidade normal.

Em um dia desses, às 13h, não foi diferente. Estando já há um tempo dentro do ônibus, consegui uma cadeira para sentar em alguma altura da minha viagem apertada (pela hiperlotação), mas, sentada, já me sentia privilegiada.

A viagem segue e o ônibus entra em mais um terminal rodoviário, e em vez de pessoas desembarcarem, sobem mais. E nessa hora começo a ouvir um diálogo entre uma mãe e sua filhinha, que aparenta ter uns 10 anos.

A mãe diz: – filha encosta bem perto dessa cadeira (onde estou sentada). E ela continua a falar com a filha: – Não se preocupe (seria com a hiperlotação?). E completa as recomendações com uma ordem: – Segure bem a minha mão, pois eu estou te segurando.

Essa mãe iria “espremida” segurando somente com um braço num ferro do ônibus e com a outra mão segurava a sua menina que também iria “espremida” entre bolsas e pessoas, pois ela era baixa e pequena.

Sobre o diálogo entre a mãe e a filha, eu fiquei pensando: quando ela diz “segura a minha mão” e ” eu estou te segurando” seria para que a criança não ficasse assustada? O gesto dessa mãe significa também “ninguém largar a mão de ninguém” até mesmo quando todos estão espremidos, sem lugar para segurar e se sentirem firmes, mas ainda assim cuidarem da segurança uns dos outros?

Lembrei-me de toda a minha fase da primeira infância e de como a minha mãe teve que ter sabedoria para me ensinar “quando e como se aprende a andar de transporte público” e ainda ser grata por poder “pagar” e gozar do Direito de ir e vir com a única opção de transporte público no estado do Espírito Santo – ES, o ônibus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s